10 Benefícios Incríveis da Rapadura para a Saúde


Feita a partir do suco de cana-de-açúcar, a rapadura é amplamente produzida em plantações em regiões muito quentes e tropicais, em engenhos, normalmente passados de pai para filho. Sua secagem ocorre em temperatura ambiente, sem proteção da mesma, na forma de um ‘tijolo’ ou “blocos”. Podendo variar de cor, de acordo com a cana, tipo de solo e clima e resiste ao tempo, o que facilita o transporte da mesma. Também é conhecida como Panela, Raspadura ou Panelón, dependendo de onde ela é feita.
A produção dela iniciou-se nas Ilhas Canárias, no Atlântico e era dada como alimento para os escravos, porém, a rapadura é um ingrediente tradicional no nordeste do Brasil, pegajosa e fortemente aromatizada. É mordida inteira como uma simples sobremesa, raspada para ser usada em pudins e tortas e é derretida para adoçar bebidas ou usar em assados.

Veja a Seguir os 10 Benefícios da Rapadura para a Saúde:


1) Substitui o açúcar branco

De gosto doce e fonte de carboidrato, a rapadura pode ser usada no lugar do açúcar branco ou o mascavo. A rapadura tem uma textura de grão fino e então dá perfeitamente para substituir 1 copo de açúcar por 1 copo de rapadura em todas as receitas feitas.

2) Rica em ferro

A rapadura é rica em ferro, uma vez que uma colher de chá contém aproximadamente 11% da ingestão diária recomendada. O ferro é considerado um mineral essencial porque seu corpo o usa para produzir mioglobina e hemoglobina, duas proteínas que transportam oxigênio para o corpo.

3) Produto orgânico

Rapadura é o suco puro extraído da cana de açúcar, que é então cozido, evaporando a água enquanto se agita com pás. E então se transforma num açúcar granulado de cor marrom escuro. Por não ser cozido em temperatura alta, o melaço não é separado do açúcar. Produzido organicamente, não contém produtos químicos.

4) Metabolizada mais lentamente

Ainda tem o equilíbrio natural de sacaroseglicose e frutose e contém componentes essenciais para sua “digestão”. É metabolizada mais lentamente que o açúcar branco e, portanto, não afetará os níveis de açúcar no sangue.

5) Possui muitos nutrientes

Por não ser cozido em temperatura alta, o melado de cana não é separado do açúcar, mantendo suas propriedades nutricionais. A rapadura tem um exclusivo sabor de caramelo e contém potássiomagnésio, fosfato, cromo, cobalto, cobre e zinco.

6) Adoçante saudável

Ao ser usada no lugar do açúcar refinado, a rapadura se torna um adoçante mais acessível, barato e saudável. Ela é a menos processada de todos os açúcares da cana.

7) Dimiui o vício do açúcar

Por ser feita à base de plantas naturais, a rapadura pode ajudar a diminuir seu desejo pelo consumo de açúcar e sua existência remonta a mais de 1.000 anos.

8) Nutre o corpo

Também contém vitaminas A, C, B1, B2, B6, niacina e ácido pantotênico que funcionam com os minerais para nutrir o organismo. Para os atletas, deve ser usada durante e depois dos treinos, devido ao fato de fornecer energia. O açúcar branco não contém nada disso. Por quê? Porque é processado a altas temperaturas, que tira seus minerais.

9) Alimenta os probióticos

O kefir de água ou de leite, um probiótico, aliado em promover nossa saúde, especialmente aumentando nossa imunidade e saúde digestiva, precisa de minerais para sobreviver. Ao contrário do açúcar branco, a rapadura é cheia de minerais, e isso faz os grãos ‘felizes’.


10) Receitas naturais

De sabor doce, a rapadura se encaixa muito bem com muitas receitas, doces ou assadas, especialmente biscoitos de aveia com passas!


Sua melhor opção de casa do norte na web!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A origem da Tapioca, comida de índio que virou iguaria fitness.

Rubacão Paraibano